Educação patrimonial nas escolas de Ensino Fundamental e Médio: a cultura material no bem cultural familiar

Autori

  • Alexandre Pena Matos

Parole chiave:

educação patrimonial, bem cultural familiar, arqueologia

Abstract

A proposta desta oficina de Educação Patrimonial nas escolas de Ensino Fundamental e Médio é um ensaio para uma nova aplicação didática na temática de arqueologia. Ao utilizarmos o conceito "Bem Cultural Familiar", como sendo qualquer evidência material ou manifestação da cultura resultante da relação entre o indivíduo e sua família, os oficinandos recebem informações basilares sobre arqueologia, entre elas: conteúdo formal, métodos, imagens, vídeos. Na sequência, esses alunos e alunas investigam em sua residência os objetos que são especiais para a sua família, que tenham um significado de transpasse entre gerações, concretizando o objetivo-fim desta atividade: iniciar o aluno na compreensão da evidência da cultura material e dos diferentes modos de analisá-la em seus contextos, papéis, práticas e significados.

Come citare

Matos, A. P. (2011). Educação patrimonial nas escolas de Ensino Fundamental e Médio: a cultura material no bem cultural familiar. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 8(16). Recuperato da https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/962

Fascicolo

Sezione

Dossiê