Docência: uma tradição familiar

Autori

  • Eliana Gasparini Xerri Universidade de Caxias do Sul

Abstract

O presente texto sistematiza os resultados de um estudo prosopográfico desenvolvido na disciplina Prática de Pesquisa - Pesquisando a Cultura Escolar, sob a orientação da Professora Doutora Maria Helena Câmara Bastos, no curso de Doutorado, da Faculdade de Educação da PUCRS. Os estudos prosopográficos são recorrentes na análise de grupos familiares de diferentes setores, tais como: política, economia e medicina, mas não são comuns na docência, objeto de investigação deste trabalho. Assim, empregando-se uma metodologia em que se mistura, conforme apresenta Sandra Maria Amaral (2005), a breve biografia com a prosopografia, realizou-se um estudo de caso da docência na família Guadagnin. Dos dezessete filhos de Luiz e Elisa Guadagnin, nove optaram pela docência, sendo seguidos por 28 netos. É sobre esse corpus que se buscou fazer um levantamento das características básicas comuns nesse grupo. Fotos, registros escolares e relatos orais de seus descendentes foram os recursos empregados para o referido estudo. As conclusões acabam por revelar que a história de vida profissional desse grupo familiar funde-se com a própria história da educação, mais especificamente, a da cultura de imigração italiana, revelando as práticas escolares comuns de determinadas épocas. Afora isso, o prestígio social atrelado à profissão também aparece como um dos resultados da escolha da profissão pelos descendentes de Luiz Guadagnin.

Come citare

Xerri, E. G. (2011). Docência: uma tradição familiar. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 7(14). Recuperato da https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/720

Fascicolo

Sezione

Artigos