Saber se inventar: o memorial acadêmico na encruzilhada da autobiografia e do egodocumento

Autori

  • Wilton Carlos Lima Silva Universidade de Caxias do Sul - UCS

Parole chiave:

Memorial. Autobiografia, Egodocumento, Memória

Abstract

Os memoriais acadêmicos são documentos produzidos para satisfazer exigências institucionais nos concursos públicos de progressão na carreira docente, com o autor descrevendo sua trajetória, com ênfase em suas atividades de pesquisa, publicações em periódicos indexados, atividades em cursos de pós-graduação, palestras e material didático qualificado produzido, cursos de extensão e demais atividades pertinentes à sua área de atuação. Além de instrumento de avaliação do mérito acadêmico do candidato, também se apresenta como um dos raros momentos nos quais é legítima a fala do intelectual sobre si mesmo, abordando opções, práticas, vivências e memórias como “experiência”. Assim, entende- se o memorial acadêmico como uma forma de escrita autobiográfica que é condicionada por uma tradição intelectualinstitucional, na qual diferentes níveis de subjetivação afirmam uma persona, delimitada, entre outros aspectos, pela proeminência de modelos narrativos que determinam presenças e ausências no relato do autor.  

Pubblicato

2016-12-22

Come citare

Lima Silva, W. C. (2016). Saber se inventar: o memorial acadêmico na encruzilhada da autobiografia e do egodocumento. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 15(30). Recuperato da https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/4934