Vivências de mulatos e pretos em Laguna: solidariedades e sociabilidades nos Clubes União Operária e Cruz e Souza (1903-1950)

Autori

  • Júlio César da Rosa Universidade do Vale do Rio do Sinos

Abstract

O presente artigo evidencia a história da cidade de Laguna (SC) na primeira metade do século XX, destacando a constituição de seus espaços, sua economia e a composição populacional. A análise proposta dialoga com a historiografia catarinense e regional, além do uso de fontes históricas, especificamente dados de censos populacionais encontrados no acervo do IBGE. Utilizamos também Livros Atas, Estatutos de clubes e jornais, com o objetivo de, para além de situarmos a configuração socioeconômica, identificarmos, através do método prosopográfico, a trajetória de um grupo de afrodescendentes inserido em associações recreativas. O método micro-analítico possibilitou capturarmos redes sociais, conflitos e tensões e, por fim, a mobilidade de alguns membros que frequentavam as sociedades recreativas União Operária e o Clube Literário Cruz e Souza.

Biografia autore

Júlio César da Rosa, Universidade do Vale do Rio do Sinos

Doutorando em História na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - (UNISINOS/RS). Mestre em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC (2011). Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade do Extremo Sul Catarinense-UNESC (2006). Membro do grupo de pesquisa " Experiências das populações de origem africana em Santa Catarina no pós-abolição", desenvolvido pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Univerdidade do Estado de Santa Catarina (NEAB/UDESC) e coordenado pelo Professor Doutor Paulino de Jesus Francisco Cardoso. Pesquisador Associado junto ao NEAB e pesquisador do Instituto de Estudos Culturais Luiza Mahin e professor efetivo na rede estadual de Santa Catarina e municipal de Criciúma. Atua na área de História, com ênfase em História e Populações de Origem Africana no Brasil e em Santa Catarina, principalmente nos seguintes temas: Lei Federal 10.639,/03, negros/as, história, sociedades recreativas.

Pubblicato

2016-12-22

Come citare

da Rosa, J. C. (2016). Vivências de mulatos e pretos em Laguna: solidariedades e sociabilidades nos Clubes União Operária e Cruz e Souza (1903-1950). MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 15(30). Recuperato da https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/4592