Fragmentos da trajetória de um pintor na transição do século XIX para o XX: Pedro Weingärtner e suas redes sociais

Autori

  • Cyanna Missaglia de Fochesatto UNISINOS

Parole chiave:

Pedro Weingärtner. Trajetória. Redes sociais

Abstract

O presente artigo trata-se de um recorte relacionado aos aspectos biográficos do artista gaúcho Pedro Weingärtner, especialmente no que tange à sua trajetória profissional. Busca-se compreender elementos da trajetória profissional do artista atentando para a forma que Weingärtner soube articular suas relações e redes sociais na tentativa de manutenção e fomento de sua carreira, obtendo, dessa forma, concessão de bolsa de estudos na Europa, alguns amigos “mecenas” que o ajudaram no início da carreira e uma representatividade bastante positiva nos periódicos brasileiros. Pedro Weingärtner passou boa parte da sua vida na Europa, mas foi no Brasil que teve o reconhecimento de seu trabalho. Nesse caso, esta pesquisa pretende investigar parte da trajetória profissional do artista, bem como aspectos de sua vida pessoal que colaborem para mapear dimensões da sua carreira, na transição do século XIX para o XX.

Biografia autore

Cyanna Missaglia de Fochesatto, UNISINOS

Doutoranda em História da Unisinos, bolsista CAPES/Prosup, Mestre em História pela Unisinos. Especialista em Estudos Culturais nos Currículos Escolares pela UFRGS. Graduada em História pela PUCRS. Possui interesses na área da História Cultural, História Ambiental, Ensino da História e Imigração alemã.

Pubblicato

2016-12-22

Come citare

Fochesatto, C. M. de. (2016). Fragmentos da trajetória de um pintor na transição do século XIX para o XX: Pedro Weingärtner e suas redes sociais. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 15(30). Recuperato da https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/4473