Mobilidade Social e as territorialidades das esposas de militares: construindo uma identidade a caminho

Autori

  • Werusca Marques Virote de Sousa Pinto Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Regina Glória Nunes Andrade UERJ

Parole chiave:

Identidade, cultura, mudanças

Abstract

O presente artigo apresenta alguns elementos conceituais que servirão de suporte para discutir a construção da identidade da esposa de militar. Trata-se de um sujeito que ao casar-se com um oficial do Exército Brasileiro inicia um caminho que possibilita experimentar as diversas formas de vida que a cultura brasileira oferece e assim, constrói suas identidades desterritorializadas. O militar, oficial do Exército Brasileiro, e sua família deslocam pelo território, construindo representações da identidade brasileira. São famílias marcadas pela vivência nacional, que produzem fazeres cotidianos próprios de uma vida em constante mudança.

Biografie autore

Werusca Marques Virote de Sousa Pinto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em Psicologia Social pela UERJ trabalha com pesquisas nas áreas de cultura brasileira, cultura militar, cultura organizacional, cotidiano e produção de subjetividades. Desde 2005 é docente em Instituições de Ensino Superior e atuou como consultora nas áreas de Educação e desenvolvimento.

Regina Glória Nunes Andrade, UERJ

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro,  Pós Doutorado na University de Paris V-René Descartes( França) e na Universidade Federal da Bahia( UFBA) e na Universidade Federal Fluminense(UFF). Professor Visitante da Universidade do Estado do Rio de Janeiro no qual orienta vários alunos de Mestrado e de Doutorado. Atualmente é também professora visitante da- Université de Pau Et Des Pays de LAdour, Campo de Bayonne-França. Coordenadora do Convênio UERJ -Universidade Agostinho Neto é professora convidada para o Curso de Psicologia em Luanda -Angola desde o ano de 2006 .Coordena um Projeto CAPES-COFECUB na área de Psicologia Social em conjunto com professoras do EICOS -UFRJ cuja parceira é a Univerisité de Lille 3(França) .

Pubblicato

2015-07-03

Come citare

Pinto, W. M. V. de S., & Andrade, R. G. N. (2015). Mobilidade Social e as territorialidades das esposas de militares: construindo uma identidade a caminho. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 14(27). Recuperato da https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/3359

Fascicolo

Sezione

Dossiê