Poder Judiciário e fronteiras de gênero:conflitos nos processos de investigação de paternidade na Comarca Caxias (1900-1950)

Autori

  • Natalia Pietra Méndez Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Parole chiave:

estudos de gênero, discurso jurídico, investigação de paternidade, Comarca Caxias. 1900-1950

Abstract

O Centro de Memória do Judiciário da Comarca Caxias reúne acervos de fontes que podem ser interpretadas através da análise do discurso jurídico como instância normativa de identidades, sujeitos e condutas sociais. O tema deste trabalho parte de uma aproximação teórica com os estudos de gênero para analisar processos que versam sobre investigação de paternidade datados da primeira metade do século XX. A maioria dos processos selecionados iniciou com a ação de mulheres em busca do reconhecimento de paternidade de seus filhos. Constituem, portanto, uma fonte singular para discutir as práticas da Justiça na constituição de elementos de prova - favoráveis ou avessos aos pedidos de reconhecimento da paternidade. Em busca dessas provas, diferentes estratégias eram utilizadas para examinar a conduta feminina. Esse é o tema que - recorrentemente -compunha o centro do debate jurídico para decidir os processos em questão. Ao analisar este conjunto de fontes, o trabalho debate a função do discurso jurídico na constituição de condutas sociais femininas e masculinas. Nas entrelinhas da história dos processos jurídicos, o trabalho procura igualmente tornar visíveis as práticas que conflitavam com as fronteiras de gênero socialmente reconhecidas produzindo mudanças e seus eventuais deslocamentos.

Biografia autore

Natalia Pietra Méndez, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Centro de Ciências Humanas da Universidade de Caxias do Sul, no setor de história moderna e contemporânea. Pesquisa temas relacionados a gênero e história e participa do Núcleo Observatório do Trabalho/UCS.

Come citare

Pietra Méndez, N. (2013). Poder Judiciário e fronteiras de gênero:conflitos nos processos de investigação de paternidade na Comarca Caxias (1900-1950). MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 11(21). Recuperato da https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/2083

Fascicolo

Sezione

Dossiê