Colonos nos domínios do diretor Rheingantz: uma revolta no Sul do Brasil

Autori

  • Patricia Bosenbecker

Parole chiave:

colonização privada, imigrantes alemães, motim.

Abstract

Empenhados no processo de colonização do sul do Brasil, no século XIX, alguns empresários criaram empresas colonizadoras, particularmente interessadas no comércio de terras. Tais empresas conduziram milhares de imigrantes para empreendimentos particulares, ao mesmo tempo em que também foram responsáveis pela administração destas colônias. Este processo, que por vezes incluiu a disputa por monopólios da comercialização da produção colonial, provocou uma série de conflitos entre imigrantes e empresários, como a revolta dos habitantes da Colônia São Lourenço/RS e o diretor Jacob Rheingantz.

Biografia autore

Patricia Bosenbecker

Bacherel em História pela Universidade Federal do Rio Grande/RS. Mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalha com as temáticas imigração e colonização, a partir da análise da colonização privada promovida pela família Rheingantz, em São Lourenço do Sul/RS.

Pubblicato

2013-05-20

Come citare

Bosenbecker, P. (2013). Colonos nos domínios do diretor Rheingantz: uma revolta no Sul do Brasil. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 11(22). Recuperato da https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1486

Fascicolo

Sezione

Dossiê