Ensino de história na educação de jovens e adultos: uma análise sobre os caminhos recentes a partir de teses e dissertações (2004-2016)
Parole chiave:
Ensino de História. E J Formação Docente. Perspectivas investigativas.Abstract
O presente artigo tem por objetivo central apresentar, de maneira quantitativa, um levantamento acerca das teses e dissertações que tomam por objeto o ensino de História, e analisar de forma qualitativa aqueles trabalhos que abordam o ensino de História na perspectiva dos professores atuantes na EJA. Para tanto, foi realizado diferentes buscas no
Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e no Banco Digital Brasileiro de Teses e Dissertações (BDTD) e identificou-se que, entre os anos de 2004 a 2016, foram produzidas 20 (vinte) dissertações de mestrado e 3 (três) teses de doutorado a respeito do ensino de História na EJA. Se comparado ao ensino de História, de uma forma geral, entende-se que esse número ainda é relativamente baixo, o que já evidencia a necessidade de realização de novas pesquisas e reflexões nessa área. Buscou-se apontar as principais temáticas, os sujeitos, os espaços, os referenciais, as tendências e as perspectivas investigativas sobre o ensino de História na EJA. Concluiu-se, por fim, que ainda é escasso o número de produções stricto sensu sobre o ensino de História na EJA, que é necessário sempre atentar para as especificidades e experiências dos alunos e professores, e que ainda existem lacunas que necessitam de maiores reflexões e preocupações por parte dos investigadores em ensino de História, no Brasil.