A Educação Primária para o cidadão do Norte de Minas Gerais entre as décadas de 1920 a 1950
Palabras clave:
Cultura escolar. Escolarização. Grupos escolares.Resumen
O presente trabalho propõe um estudo das relações entre a história do processo de urbanização e escolarização da cidade de Porteirinha, no Norte de Minas Gerais. Para a constituição dessa tarefa, foram analisadas fontes documentais localizadas em livros de reuniões de professores, livros de visitas de inspetores, recortes de jornais, leis e decretos do Poder Executivo municipal. No recorte temporal, foram analisadas as primeiras escolas isoladas localizadas no povoado, passando em seguida para as Escolas Reunidas de Porteirinha, até a inauguração do Grupo Escolar João Alcântara. Esta instituição representou o arauto das práticas da civilidade que educaram o pensamento e os modos de vivência e convivência sociais dos sujeitos, na nova ordem citadina, e serviu como um grande projeto dos dirigentes políticos locais.Descargas
Publicado
2020-06-24
Cómo citar
Silva, W. F. (2020). A Educação Primária para o cidadão do Norte de Minas Gerais entre as décadas de 1920 a 1950. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 18(36). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/8873
Número
Sección
Artigos