Entre histórias e arquivos na Proletária de Merity: trabalhando conceitos com a memória de seus relatórios anuais entre 1921 até 1948

Autores/as

  • Caruanã Guatara Oliveira Frescurato
  • Fernando César Ferreira Gouvêa

Palabras clave:

Arquivo escolar. Escola Proletária de Merity. Memória escolar

Resumen

O presente artigo visa apresentar o papel histórico dos relatórios anuais produzidos pela Escola Proletária de Merity, entre os anos de 1921 até 1964. Não se trata meramente de um trabalho de indicação de atividades, apenas para registro, mas da análise do sistema pedagógico e organizacional da escola. Sempre recordando a memória, através de documentos escolares, unindo várias memórias de quem a construiu direta ou indiretamente, vivendo o cotidiano da escola, sendo contada por seus relatórios. Não deixamos de salientar o fato de que não se trata apenas da organização de uma memória singular, vista por Armanda Álvaro Alberto, perante a escola de sua criação, pois se utiliza de seus documentos pessoais, mas, sim, fazendo a construção da memória social dessa instituição de ensino.

Publicado

2020-06-24

Cómo citar

Oliveira Frescurato, C. G., & Ferreira Gouvêa, F. C. (2020). Entre histórias e arquivos na Proletária de Merity: trabalhando conceitos com a memória de seus relatórios anuais entre 1921 até 1948. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 18(36). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/8860

Número

Sección

Dossiê