A mudança no olhar brasileiro sobre o Uruguai: o fim da imagem de “Suíça Latino-Americana” (1964-1973)
Palabras clave:
Uruguai, “Suíça Latino-Americana”, BrasilResumen
Durante a primeira metade do século XX, o Uruguai manteve no continente a imagem de “Suíça Latino- Americana”, devido ao seu avançado sistema democrático e à qualidade na prestação de serviços oferecidos à população. As campanhas publicitárias lançadas pelo governo uruguaio em países vizinhos com o intuito de atrair turistas, fortaleceram essa imagem. Contudo, em meados da década de 60 essa realidade começou a mudar, devido à crise que passou a acometer o país. No Brasil, com o interesse de que o Uruguai deixasse de apoiar a ação de grupos esquerdistas, uma série de reportagens que visavam a expor a nova realidade uruguaia passou a ser publicada pela imprensa, então influenciada pela censura imposta pelos militares. Logo, através da análise dessas campanhas publicitárias e reportagens, objetivamos compreender essa mudança no olhar brasileiro sobre o Uruguai.