A mudança no olhar brasileiro sobre o Uruguai: o fim da imagem de “Suíça Latino-Americana” (1964-1973)

Autores/as

  • Teresa Cristina Schneider Marques

Palabras clave:

Uruguai, “Suíça Latino-Americana”, Brasil

Resumen

Durante a primeira metade do século XX, o Uruguai manteve no continente a imagem de “Suíça Latino- Americana”, devido ao seu avançado sistema democrático e à qualidade na prestação de serviços oferecidos à população. As campanhas publicitárias lançadas pelo governo uruguaio em países vizinhos com o intuito de atrair turistas, fortaleceram essa imagem. Contudo, em meados da década de 60 essa realidade começou a mudar, devido à crise que passou a acometer o país. No Brasil, com o interesse de que o Uruguai deixasse de apoiar a ação de grupos esquerdistas, uma série de reportagens que visavam a expor a nova realidade uruguaia passou a ser publicada pela imprensa, então influenciada pela censura imposta pelos militares. Logo, através da análise dessas campanhas publicitárias e reportagens, objetivamos compreender essa mudança no olhar brasileiro sobre o Uruguai.

Publicado

2011-05-21

Cómo citar

Marques, T. C. S. (2011). A mudança no olhar brasileiro sobre o Uruguai: o fim da imagem de “Suíça Latino-Americana” (1964-1973). MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 5(9). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/787

Número

Sección

Dossiê