Os conteúdos audiovisuais no Museu do Trem: ampliando possibilidades da prática pedagógica no ensino de História

Autores/as

  • Mariana Zerbone Alves de Albuquerque

Palabras clave:

Ensino de História. Museus. Recursos didáticos.

Resumen

Há, atualmente, uma busca pela ampliação de práticas pedagógicas e recursos didáticos que contribuam para um maior sucesso na relação ensino e aprendizagem de História. Diante dessa preocupação, neste artigo, analisam-se as possibilidades pedagógicas para o ensino de História a partir dos conteúdos audiovisuais disponíveis no “Museu do Trem”, em Recife. O percurso percorrido neste trabalho parte da compreensão do ensino de História e suas práticas pedagógicas; na sequência, discute-se o museu como ferramenta para o ensino de História, para, então, analisar o estudo de caso. Desse modo, entende-se que o museu se apresenta como um relevante espaço para o ensino de História, principalmente em vista das diferentes linguagens apresentadas, possibilitando uma reflexão crítico-participativa no processo de construção do conhecimento.

Publicado

2019-10-02

Cómo citar

de Albuquerque, M. Z. A. (2019). Os conteúdos audiovisuais no Museu do Trem: ampliando possibilidades da prática pedagógica no ensino de História. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 18(35). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/7796