Narrativas históricas escolares: interfaces entre ensino de história, formação docente e realização profissional

Autores/as

  • Lisliane dos Santos Cardôzo Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria Medianeira Padoin Universidade Federal de Santa Maria

Resumen

Este artigo se propõe a apresentar uma reflexão sobre a revisão de literatura acerca do projeto: "Narrativas Históricas Escolares: Interfaces entre Ensino de História, Formação Docente e a Realização Profissional", que visa a investigar as relações entre a formação (inicial e continuada) do educador de história e sua realização profissional, como também suas práticas pedagógicas. Apresentamos aqui elementos iniciais dessa investigação que é fomentada pelo Programa de Licenciaturas da Universidade Federal de Santa Maria (PROLICEN, 2009). A pesquisa busca, pela análise das narrativas dos professores atuantes no Ensino Fundamental da rede pública de Santa Maria/RS, além de colaborar na reflexão sobre o ensino de história, compreender de que forma se dá  o processo de "fazer-se" professor. A metodologia da pesquisa é qualitativa, utilizando a História Oral, questionários e fontes documentais. Pretende-se, assim, a partir do contexto escolar santa-mariense pensar o perfil dos profissionais educadores de história, estimulando, portanto, uma reflexão sobre essa identidade docente.

Cómo citar

Cardôzo, L. dos S., & Padoin, M. M. (2011). Narrativas históricas escolares: interfaces entre ensino de história, formação docente e realização profissional. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 7(14). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/716

Número

Sección

Artigos