Construções possíveis na prática de ensino de história: estudo de caso qualitativo numa escola pública de Campo Bom

Autores/as

  • José Edimar de Souza

Resumen

A história da sociedade é, entre outras coisas, a história de pessoas que vivem unidas, definíveis em termos sociológicos. Assim, a história dos sujeitos se entrelaça e estabelece as mais diferentes conexões no espaço-tempo que se inventam, constituem e realizam. Este trabalho resulta de investigação realizada com alunos e um professor de História, numa escola pública estadual de Campo Bom. O trabalho consiste no resultado da análise das possibilidades que as aulas de história no Ensino Fundamental constituem para que os alunos estabeleçam uma reflexão acerca da consciência cidadã e autônoma ante a sociedade e, principalmente, sobre a responsabilidade da sua modalidade de aprendizagem. As categorias emergiram a partir das observações, da convivência e das atividades práticas, que revelaram a natureza do estudo de caso com o pretexto de verificar como e quais saberes se permite sejam transformados em aprendizagens. A análise da metodologia é entendida como disciplina que colabora para libertar os sujeitos das algemas da cultura capitalista e construir a autonomia da aprendizagem. Nesse sentido, foi indispensável pensar as possibilidades de autonomia a partir do movimento histórico interno de cada um para se constituir como sujeito-autor e biógrafo da sua própria história.

 

 

 

Publicado

2011-04-21

Cómo citar

Souza, J. E. de. (2011). Construções possíveis na prática de ensino de história: estudo de caso qualitativo numa escola pública de Campo Bom. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 7(14). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/713

Número

Sección

Artigos