Estudo comparado: educação e imigração nas Colônias alemãs de São Leopoldo (Brasil) e Valdivia (Chile)

Autores/as

  • Isabel Cristina Arendt
  • Marcos Antônio Witt

Palabras clave:

Educação. Imigração. História Comparada.

Resumen

O presente texto tem como objetivo analisar a relação entre educação e imigração nas Colônias alemãs de São Leopoldo, Brasil, e Valdivia, Chile. Os dois núcleos foram criados no século XIX, em 1824 e 1850, respectivamente, com o propósito de colaborar com o desenvolvimento econômico-social dos dois países, recém-independentes. O uso da metodologia da História Comparada permitiu que se aprofundasse a análise sobre o quanto a educação e a imigração estão imbricadas e moldaram a vida de imigrantes e nacionais, no Sul da América. Os resultados alcançados demonstram que os projetos voltados à imigração estiveram pautados não somente por objetivos econômicos, mas, também, culturais. Nesse quesito, a educação teve rimazia ao forjar a identidade dos imigrantes e, ao mesmo tempo, propiciar os canais necessários para que, paulatinamente, dialogassem com a sociedade receptora.

Publicado

2018-12-20

Cómo citar

Cristina Arendt, I., & Antônio Witt, M. (2018). Estudo comparado: educação e imigração nas Colônias alemãs de São Leopoldo (Brasil) e Valdivia (Chile). MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 17(34). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/6948