Subjetividades e construção de sentidos na experiência de uso educativo do Museu de Artes e Ofícios

Autores/as

  • Jezulino Lúcio Mendes Braga

Palabras clave:

Museus. Educação. Professores. Formação.

Resumen

Nesse texto apresento as relações subjetivas de professores com a exposição do Museu de Artes e Ofícios em Belo Horizonte. Essa análise se dá com dados coletados em entrevistas estruturadas, com a aplicação de questionários e entrevistas narrativas feitas em contato com a exposição do MAO. A entrevista narrativa caminhando pela exposição do MAO foi uma opção metodológica que permitiu ao docente uma situação de experiência formativa, em diálogo com o pesquisador. A entrevista em percurso foi realizada no Museu de Artes e Ofícios, era individual com os professores, em dia previamente agendado. Para este artigo, selecionei a experiência da professora Clarice. O museu é um processo, fenômeno em constante transformação nas relações que estabelece com a sociedade. Esse museu é formativo e os saberes adquiridos na relação com a exposição são mobilizados nas escolas, ampliando o currículo, gerando um conhecimento histórico original, que está longe de ser uma simplificação da história de corte acadêmico.

 

Publicado

2018-12-20

Cómo citar

Lúcio Mendes Braga, J. (2018). Subjetividades e construção de sentidos na experiência de uso educativo do Museu de Artes e Ofícios. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 17(34). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/6947