Arquivo 7.0: jogos e o ensino de história
Palabras clave:
ensino de história / jogos / fontes e acervosResumen
A utilização de jogos em sala de aula no ensino de história tem sido objeto de discussão nos mestrados profissionais vinculados na área no Brasil. Partindo da constatação que esse recurso pedagógico é usado de forma muito limitado, os pesquisadores tem procurado não só debater o tema como propor jogos para o ensino de história. O objetivo desse artigo é apresentar essa discussão associada a uma proposta concreta do jogo – o Arquivo 7.0. Trata-se de um jogo investigativo de tabuleiro ambientado no período do Regime Civil Militar no Brasil. São situações de desaparecidos políticos do regime que serão objeto de investigação patrocinada por uma associação de familiares. O conjunto de pistas disponibilizadas pelo jogo permite aos educandos percorrer a trajetória de cada um desses sujeitos desaparecidos com o objetivo de produzir uma narrativa a respeito do período. A validação do jogo foi feita numa escola pública de Caxias do Sul/RS e registrada num diário de bordo com o objetivo de qualificar a proposta.