Repressão e resistência nos Andes coloniais: o movimento Taki Onqoy

Autores/as

  • Fredson Pedro Martins Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Palabras clave:

Taki Onqoy, Cristóbal de Albornoz, Andes Coloniais.

Resumen

O presente artigo objetiva pensar os desdobramentos gerados pelo movimento Taki Onqoy, principalmente, nas regiões de Ayacucho e Huancavelica nos anos finais do século XVI. Inicialmente traçamos um perfil biográfico do clérigo Cristóbal de Albornoz e, em seguida, analisamos as suas informações de serviço, compostas por uma descrição acerca do movimento e das práticas ritualísticas das comunidades das regiões citadas acima, buscando apresentar os mecanismos utilizados por setores da Igreja Católica para combater e reprimir o movimento ao longo da Época Colonial. Procuramos também observar as concepções de história e futuro presentes nestas fontes documentais, tendo como fundamento as percepções das comunidades andinas sobre as temáticas.

Biografía del autor/a

Fredson Pedro Martins, Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Bacharel e Licenciado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Políticas Linguísticas para Educação Escolar Indígena pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), vinculada ao COMFOR/UNIFESP. Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Membro do grupo de pesquisa AJAW - Povos Indígenas e História nas Américas da PUC-SP, do Núcleo de Estudos Ibéricos da UNIFESP e do GT Ensino de História da ANPUH. Desenvolve pesquisa em História da América Espanhola, com ênfase no período colonial, trabalhando sobre as temáticas: Religião, Missionação, Inquisição, Idolatrias, Povos Indígenas e Mediação Cultural. Possui, também, experiência na área de didática e metodologia de ensino de História.

Publicado

2017-09-11

Cómo citar

Martins, F. P. (2017). Repressão e resistência nos Andes coloniais: o movimento Taki Onqoy. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 16(31). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/5309