Programas televisivos no Brasil, na década de 1970: entre a cooperação e a luta contra o regime civil-militar

Autores/as

  • Paulo Roberto de Azevedo Maia Departamento de História - UFPB

Palabras clave:

Ditadura, Televisão, Mídia

Resumen

O artigo discute parte da produção da televisão brasileira dos anos 1970, demonstrando uma ambivalência na qual existem momentos de colaboração com o regime civil-militar como nos programas de Sílvio Santos e Amaral Netto e outros em que, apesar das dificuldades, a censura foi desafiada e telenovelas trouxeram temáticas reflexivas sobre os vícios políticos do país como O Bem-Amado e Roque Santeiro, que não chegou a ser exibida. O regime foi levemente questionado em Dinheiro Vivo e as séries discutiram os problemas do cotidiano suburbano com A Grande Família, o novo perfil da juventude em Ciranda Cirandinha e a situação da mulher moderna em Malu Mulher.

Biografía del autor/a

Paulo Roberto de Azevedo Maia, Departamento de História - UFPB

Graduação em História (Unicamp); Mestrado em Multimeios (Unicamp); Doutor em História (Universidade Federal Fluminense). Atualmente é professor do departamento de História da Universidade Federal da Paraíba.

Publicado

2017-09-11

Cómo citar

Maia, P. R. de A. (2017). Programas televisivos no Brasil, na década de 1970: entre a cooperação e a luta contra o regime civil-militar. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 16(31). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/4882