Turismo, fé e identidade luso-brasileira: a festa de Nossa Senhora dos Navegantes de São José do Norte, RS

Autores/as

  • Alessandra Buriol Farinha UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
  • Fábio Vergara Cerqueira

Palabras clave:

Turismo. Fé. Festa de Navegantes. Identidade.

Resumen

O presente trabalho tem como objeto a festa de Nossa Senhora de Navegantes de São José do Norte, cidade localizada na península ao sul do Rio Grande do Sul, Brasil. A festa é a mais antiga do Brasil com esta invocação mariana, ocorrendo desde o ano de 1811, sendo assim uma referência religiosa e cultural local. A tradição da festa de Navegantes é uma herança portuguesa, trazidas pelas famílias açorianas que ocuparam a região em meados do século XVIII. O principal objetivo do trabalho é descrever a festa, destacando alguns elementos simbólicos, na perspectiva de um patrimônio imaterial luso-brasileiro, demonstrando similaridades com as festas em honra a Nossa Senhora dos Navegantes que ainda ocorrem em Portugal. O trabalho também objetiva refletir sobre as possibilidades do turismo, neste caso, especificamente o turismo religioso, na valorização histórico-cultural local através da festa de Navegantes, que dá expressão e visibilidade à vila de pescadores ano a ano. O dia 2 de fevereiro, quando se comemora a festa de Navegantes, é a ocasião do ano em que a cidade mais recebe visitantes, motivados principalmente pela devoção, pagando promessas, fazendo pedidos para a Virgem Maria, manifestando sua fé por meio de práticas simbólicas, e diferentes vivências socioculturais, que caracterizam uma data solene e peculiar na memória cultural dos habitantes de São José do Norte e região. Neste estudo, o turismo destaca-se como uma importante atividade que pode contribuir de maneira significativa para a continuidade e vitalidade da festa de Navegantes e sua proteção como um patrimônio cultural, que consolida identidades e a memória social local.

Biografía del autor/a

Alessandra Buriol Farinha, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

Professora do Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo da Universidade Federal do Pampa. Doutoranda em Memória Social e Patrimônio Cultural na Universidade Federal de Pelotas.

Publicado

2016-12-22

Cómo citar

Farinha, A. B., & Cerqueira, F. V. (2016). Turismo, fé e identidade luso-brasileira: a festa de Nossa Senhora dos Navegantes de São José do Norte, RS. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 15(30). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/4658