Um breve percurso da trajetória de um histórico da emigração: entrevista com Emílio Franzina

Autores/as

  • Vania Beatriz Merlotti Herédia UCS/RS

Palabras clave:

Emigração, Imigração, História

Resumen

Emílio Franzina é considerado um dos maiores estudiosos da imigração italiana no mundo. Prova dessa afirmação encontra-se nas obras que escreveu desde jovem sobre os italianos, oferecendo aos leitores a possibilidade de entendimento desse fenômeno que faz parte da história contemporânea italiana. O uso de fontes inéditas fez com que sua produção literária e científica se tornasse a grande referência na área. Os documentos que utiliza para explicitar o processo emigratório na sociedade italiana são encontrados nos arquivos das pequenas comunidades, no Arquivo Central de Roma, nas pesquisas realizadas pelo governo italiano a partir da sua unificação política, nas atas de parlamentares da Câmara de Deputados e Senadores, nas bibliotecas comunais, em relatórios e dados de Ministérios que atuavam com os registros das migrações, em boletins consulares e boletins do Ministério de Relações Exteriores, nos Boletins da Emigração, publicados pelo Comissariado da Emigração, pelas Companhias de Navegação Italiana e pelo “Bureau Nacional de Pesquisa Econômica” de Nova York.  

Biografía del autor/a

Vania Beatriz Merlotti Herédia, UCS/RS

Graduada em Ciências Sociais sendo Bacharel pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1984). Possui Licenciatura Plena pela mesma universidade (1984). Graduada em Curso de Estudos Sociais - 1º Grau Licenciatura Curta pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1982). Graduada em Curso de Filosofia, licenciatura plena pela Universidade de Caxias do Sul (1973). Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1978). Doutora em História das Américas pela Universidade de Gênova- Sede Descentralizada em Turim, Itália (1992). Professora titular da Universidade de Caxias do Sul. Atuou como responsável pela Coordenadoria de Pesquisa da Instituição no período de 2002-2006. Atua na graduação e na pós-graduação dessa Universidade. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Saúde e Sociologia do Trabalho, principalmente nos seguintes temas: idoso, trabalho, envelhecimento, história econômica do Rio Grande do Sul, história econômica de Caxias do Sul e estudos emigratórios.

Currículo Lattes

Publicado

2015-07-03

Cómo citar

Herédia, V. B. M. (2015). Um breve percurso da trajetória de um histórico da emigração: entrevista com Emílio Franzina. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 14(27). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/3329

Número

Sección

Entrevista