São Miguel Marangatu: representações da circularidade cultural e humana no contexto das Missões Jesuíticas da Província Paraguaia.

Autores/as

  • Jacqueline Ahlert Universidade de Passo Fundo

Palabras clave:

Doutrinas jesuíticas da Província Paraguaia, circularidade cultural, representações de São Miguel Arcanjo.

Resumen

 

As representações escultóricas de São Miguel Arcanjo, provenientes das doutrinas jesuíticas da Província Paraguaia (séc. XVII-XIX), são analisadas neste artigo em suas perspectivas históricas, simbólico-iconográficas e estéticas como representativas dos processos de circularidade cultural e técnica entre os preceitos indígenas e cristão-jesuíticos, bem como, adentrando os processos de remanescência do acervo de cultura material missioneira, como indicativas da circularidade de grupos de indivíduos que conjugaram aspectos da formação social híbrida da América Meridional.

 

 

 

 

Biografía del autor/a

Jacqueline Ahlert, Universidade de Passo Fundo

Doutora em História Ibero-Americana pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora do Programa de Pós-graduação em História da Universidade de Passo Fundo. Pesquisadora do Programa de Pesquisas Interdisciplinares da Região Platina Oriental e pesquisadora-responsável pelo Laboratório de Cultura Material e Arqueologia – LACUMA - PPGH-UPF. 

Publicado

2015-07-03

Cómo citar

Ahlert, J. (2015). São Miguel Marangatu: representações da circularidade cultural e humana no contexto das Missões Jesuíticas da Província Paraguaia. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 14(27). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/3289

Número

Sección

Dossiê