OS VECINOS LUSITANOS NA RESTAURAÇÃO PORTUGUESA: UM ESTUDO DAS REDES SOCIAIS NA BUENOS AIRES SEISCENTISTA

Autores/as

  • Rodrigo Ceballos

Palabras clave:

Comerciantes portugueses, Redes sociais, Buenos Aires, Século XVII

Resumen

Neste artigo busca-se analisar a construção de estruturas (in)formais de relações pessoais tecidas por portugueses na cidade-porto da Buenos Aires seiscentista, assim como a expansão de suas redes de poder e vinculações na América portuguesa. O ponto central da análise está nas relações conflituosas entre comerciantes portugueses, seus vecinos e as autoridades espanholas que aparecem em fontes como as Atas do Cabildo,documentos comerciais e particulares. Deseja-se mostrar que se faz necessário o estudo destas famílias de vecinos muitas vezes pobres e marginais se comparadas aos grandes centros comerciais e políticos da América colonial, mas não menos importantes para o estudo das construções dos poderes políticos locais na América colonial.

Biografía del autor/a

Rodrigo Ceballos

Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor adjunto da Universidade Federal de Campina Grande - CFP/UFCG.

Publicado

2014-06-18

Cómo citar

Ceballos, R. (2014). OS VECINOS LUSITANOS NA RESTAURAÇÃO PORTUGUESA: UM ESTUDO DAS REDES SOCIAIS NA BUENOS AIRES SEISCENTISTA. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 13(25). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/2730

Número

Sección

Dossiê