Interesse em conflito entre a prática ea legalidade. O exercício do poder político em Santa Fe (século XVIII).

Autores/as

  • María Celeste Forconi Universidad Nacional de Rosario

Palabras clave:

Rede família, poder político, capítulo de Santa Fé, século XVIII.

Resumen

O objetivo deste artigo é pôr em jogo na construção da rede familiar do Martínez del Monje, uma família notável da cidade de Santa Fé no século XVIII, como apoio para o acesso ao poder político local. A presença no capítulo deste grupo nos primeiros cinquenta anos no século XVIII, testifica as práticas mais comuns de fazer política nestas latitudes. A trajetória dessa família na administração  local, permite mostrar as práticas políticas, sociais e institucionais na construção do poder político, colocando o foco em situações de conflito. Assim, podemos ver o processo de configuração e reconfiguração constante dessas relações e como o fluxo de trocas nas redes que foram ganhando força e extensão.  Também, analisar a composição dos grupos de poder no tecido de suas relações, acúmulo de prestígio e retenção, dentro do governo local, das áreas mais importantes do poder como os posiçoes jurisdicionais.

Biografía del autor/a

María Celeste Forconi, Universidad Nacional de Rosario

Adscripta graduada de la cátedra de America II en la Carrera de Historia de la Facultad de Humanidades y Artes, Universiad Nacional de Rosario.

Publicado

2014-06-18

Cómo citar

Forconi, M. C. (2014). Interesse em conflito entre a prática ea legalidade. O exercício do poder político em Santa Fe (século XVIII). MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 13(25). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/2470

Número

Sección

Dossiê