A paixão como atenuante: crimes passionais em Caxias do Sul nos anos 30 (séc. XX)

Autores/as

  • Luiza Horn Iotti Universidade de Caxias do Sul
  • Fabrício Romani Gomes

Palabras clave:

relações de gênero, crime passional, justiça

Resumen

A prática de crimes passionais ainda está presente em nossos meios de comunicação. O presente texto busca refletir sobre a prática desses crimes e a penalização dos criminosos. Para isso, são analisados casos ocorridos na cidade de Caxias do Sul, durante a década de 30 (séc. XX), quando há um aumento da população urbana e um consequente tencionamento nas relações entre homens e mulheres. Busca-se uma reflexão sobre os motivos que levam à prática de tais crimes, assim como sobre as penas atribuídas aos criminosos pela Justiça, buscando perceber a influência de campanhas nacionais dedicadas à busca de uma penalização mais rígida aos réus.

Biografía del autor/a

Luiza Horn Iotti, Universidade de Caxias do Sul

Mestre e Doutora em História pela PUCRS. Professora no Centro de Ciencias Humanas da Universidade de Caxias do Sul desde 1988.

Cómo citar

Iotti, L. H., & Gomes, F. R. (2013). A paixão como atenuante: crimes passionais em Caxias do Sul nos anos 30 (séc. XX). MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 11(21). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/2079

Número

Sección

Dossiê