Liberalismo e Poder na Formação dos Bacharéis em Direito e sua Atuação nas Instituições Políticas e Jurídicas do Brasil Imperial

Autores/as

  • Janaína Rigo Santin Universidade de Passo Fundo
  • André Luíz Lorenzoni Universidade de Passo Fundo

Palabras clave:

História, liberalismo, bacharel em direito, instituições políticas e jurídicas.

Resumen

Este artigo procura discutir a emergência do liberalismo e a consolidação das Escolas de Direito na formação dos bacharéis em direito e das instituições políticas e jurídicas do Brasil Imperial.

Biografía del autor/a

Janaína Rigo Santin, Universidade de Passo Fundo

Possui graduação em Direito pela Universidade de Passo Fundo (1996), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), Doutorado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2004) e Pós Doutorado em Direito Administrativo pela Universidade de Lisboa, Portugal, com bolsa CAPES, pelo periodo de 8 meses. Professora adjunto III da Universidade de Passo Fundo. Faz parte do corpo docente permanente do Mestrado em História da Universidade de Passo Fundo. É professora da Graduação e Pós-Graduação lato sensu da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo. É professora convidada do Mestrado em Ciências Jurídicas-Econômicas e Desenvolvimento da Universidade Agostinho Neto, em Luanda, Angola-África. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Administrativo e Municipal, atuando principalmente nos seguintes temas: municipalismo, estatuto da cidade, poder local, gestão democrática municipal, função social da propriedade urbana e dignidade da pessoa humana. 


André Luíz Lorenzoni, Universidade de Passo Fundo

Graduado em História pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2008). Especialista em Filosofia e Psicanálise pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (2011). Mestrando pela Universidade de Passo Fundo. Professor de História do Ensino Médio no Centro Educacional Exponsencial/Chapecó. Professor no Curso de História na Universidade do Oeste de Santa Catarina. Com experiência na área de História e Filosofia, com ênfase em História, Filosofia, Política, Cultura, Relações de Poder e Subjetividade. 


Publicado

2013-03-20

Cómo citar

Santin, J. R., & Lorenzoni, A. L. (2013). Liberalismo e Poder na Formação dos Bacharéis em Direito e sua Atuação nas Instituições Políticas e Jurídicas do Brasil Imperial. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 12(23). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1584

Número

Sección

Dossiê