Identidades dekassegui/decasségui: um olhar antropológico

Autores/as

  • Graziela da Silva Motta UFSM
  • André Luis Ramos Soares Universidade Federal de Santa Maria

Resumen

Este trabalho propõe uma discussão antropológica a cerca das identidades dos imigrantes nipo-brasileiros que retornaram ao Japão no intuito de trabalhar, caracterizado pelo “movimento dekassegui”. Trata-se de discutir a posição destes brasileiros descendentes de imigrantes japoneses dentro do território japonês no que se refere a sua identificação pelo outro dentro de um contexto específico de cada país. Para tanto, este trabalho foi elaborado através de uma revisão bibliográfica a respeito do tema. À guisa de considerações finais, a identidade nacional traz um sentido étnico relacionado ao peso cultural. Enquanto que no Brasil, os descendentes de imigrantes japoneses são considerados “japoneses”, no Japão o efeito é contrário, são brasileiros, pois são observados os comportamentos, origem e nacionalidade. 

Biografía del autor/a

Graziela da Silva Motta, UFSM

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria/RS (2011). Atualmente cursa Licenciatura em Sociologia e é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFSM, pesquisadora na linha de identidades sociais, etnicidade, educação, mídia e consumo.

André Luis Ramos Soares, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993- Licenciatura e Bacharelado), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996- área de concentração em Arqueologia) e doutorado em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (MAE-USP / 2005). Experiência em projetos de pesquisa, ensino e extensão. Coordenador dos Projetos "conexões de saberes" (MEC-SECAD-UFSM-2010) PROEXT-Cultura (MINC-UFSM-2008), Proext (SESu-UFSM- 2009) Programa Inovador de Cursos -PIC (MEC-SECAD-2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Presidente do Memorial da Cultura e Imigração Japonesa do estado do Rio Grande do Sul, juntamente com a professora Tomoko Kimura Gaudioso (UFRGS). Presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Santa Maria, RS. Desenvolve projetos na área de arqueologia, memória, patrimônio (educação patrimonial) e imigração. Publicações nas áreas de arqueologia, patrimônio, memória, educação patrimonial e história da imigração japonesa no Rio Grande do Sul.

Publicado

2013-05-20

Cómo citar

Motta, G. da S., & Soares, A. L. R. (2013). Identidades dekassegui/decasségui: um olhar antropológico. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 11(22). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1545

Número

Sección

Dossiê