Os "sans papiers" alcançam o espaço público: A ilegalidade no cerne das discussões

Autores/as

  • Rosa Cavalcanti Vieira Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palabras clave:

Imigração, cidadania, direitos humanos, identidade nacional

Resumen

O efeito “imigração- problema”, perceptível em outros momentos de recessão econômica, influencia diretrizes políticas com o intuito de proteger o nacional. Entretanto, no final do século XX, o estado francês se vê confrontado às dificuldades de instituir uma política clara relativa à imigração. Na medida em que a legalidade passa a ser controlada, abre-se um espaço maior para a ilegalidade. Paralelo ao imigrante trabalhador legal surge a figura do clandestino. Na década de 90, ocorrem amplas manifestações de imigrantes ilegais em busca da regularização, motivando intensos debates políticos que foram significativamente acompanhados pela mídia. Este artigo tem como objetivo discutir o confronto de representações dos imigrantes “sans papiers” identificado nos discursos expressos pela grande imprensa francesa entre os anos de 1996 e 1997. Procurando explorar a relação entre imigração, cidadania e direitos humanos, buscamos entender porque as manifestações de indivíduos desprovidos de qualquer definição jurídica movimentou intensos debates na sociedade francesa.

                                              

Biografía del autor/a

Rosa Cavalcanti Vieira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia(PPGSA) do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Publicado

2013-05-20

Cómo citar

Vieira, R. C. (2013). Os "sans papiers" alcançam o espaço público: A ilegalidade no cerne das discussões. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 11(22). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1501

Número

Sección

Dossiê