Etnização em produção. Reflexões antropológicas sobre trabalhadores-migrantes na região de colonização italiana no nordeste gaúcho.

Autores/as

  • Beatriz Rodrigues Kanaan UFRGS

Palabras clave:

Migrações, relações étnicas, trabalho.

Resumen

A região nordeste do Rio Grande do Sul está historicamente ligada ao processo de imigração e colonização italiana que ocorreu a partir de 1875. Porém, desde meados do século passado, a industrialização nesse território vem desencadeando um novo fluxo migratório trazendo um expressivo aumento populacional e novas configurações sociais na região. Os acionamentos de uma etnicidade e anterioridade entre descendentes dos imigrantes italianos para a interação com os migrantes recentemente chegados me instigaram no sentido de investigar até que ponto o meio de trabalho contribui para uma etnização específica, diretamente ligada ao status e às relações constituídas na organização do trabalho e dos empregos. Estas problematizações colocam em foco as porosidades entre gestões e o contexto mais amplo, partindo do princípio que as organizações se constroem nas suas fronteiras institucionais, à medida que vão sendo construídas culturas e identidades.

 

Biografía del autor/a

Beatriz Rodrigues Kanaan, UFRGS

Licenciatura em História na UCS (2002)

Mestre em Antropologia social na UFRGS (2008)

Doutoranda em Antropologia Social na UFRGS

Doutorado Sanduíche na Universidadede Lisboa (2011)

Publicado

2013-05-20

Cómo citar

Kanaan, B. R. (2013). Etnização em produção. Reflexões antropológicas sobre trabalhadores-migrantes na região de colonização italiana no nordeste gaúcho. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 11(22). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1500

Número

Sección

Dossiê