Identidade nacional, ensino de História e as diretrizes para as relações étnico-raciais: “O melhor do Brasil ‘ainda’ é o brasileiro?”

Autores/as

  • Cássia Rita Louro Palha

Palabras clave:

ensino de História, identidades, diretrizes curriculares

Resumen

O presente artigo aborda as disputas simbólicas atuais em torno da identidade nacional e da identidade negra no País e suas interfaces com o ensino da História. O foco do trabalho, além de contemplar as midiáticas propagandas de nossa "brasilidade", veiculadas pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), em pareceria com o governo federal, busca analisar o tensionamento das identidades em questão, com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, aprovada pelo Conselho Nacional de Educação em 2004.

Cómo citar

Palha, C. R. L. (2011). Identidade nacional, ensino de História e as diretrizes para as relações étnico-raciais: “O melhor do Brasil ‘ainda’ é o brasileiro?”. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 4(7). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1177

Número

Sección

Artigos