Dimensões da escravidão na África: a Baía de Biafra em perspectiva

Autores/as

  • Nielson Rosa Bezerra Universidade Estadual do Maranhão

Palabras clave:

África, Escravidão, Baía de Biafra, Transformações

Resumen

O presente trabalho debate a escravidão na África através de uma perspectiva das transformações sociais e econômicas ocorridas na Baía de Biafra durante o período de expansão do comércio atlântico de escravos na segunda metade do século XVIII. Embora a Baía de Biafra ainda seja uma região pouco trabalhada por pesquisadores brasileiros, essa região foi a terceira mais importante fonte de escravos para as Américas, o que torna essa abordagem uma importante contribuição para um melhor entendimento da história de ambos os lados do Atlântico.

Biografía del autor/a

Nielson Rosa Bezerra, Universidade Estadual do Maranhão

Nielson Rosa Bezerra é Pos Doutor em História pela University of the West Indies, Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professor visitante da Universidade Estadual do Maranhão, Diretor de Pesquisa do Centro de Referência Patrimonial e Histórica de Duque de Caxias, RJ e Associate Researcher do The Harriet Tubman Institute, York University, Toronto, Canada. Recentemente organizou a coletânea “Escravidão Africana no Recôncavo da Guanabara, séculos XVII-XIX” (EdUFF, 2011) em parceria com Mariza Soares. Também é autor de “As chaves da Liberdade: confluências da escravidão no Recôncavo do Rio de Janeiro, 1833-1888” (EdUFF, 2008) e “Escravidão, Farinha e Comércio no Recôncavo do Rio de Janeiro, século XIX” (APPH-CLIO, 2011).

Publicado

2012-10-02

Cómo citar

Bezerra, N. R. (2012). Dimensões da escravidão na África: a Baía de Biafra em perspectiva. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 10(19). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1071

Número

Sección

Dossiê