Educação Histórica e consciência histórica na modernidade no século XXI

Autores

  • Jorge Luiz da Cunha

Palavras-chave:

Modernidade no século XXI. Educação Histórica. Ensino de História.

Resumo

O presente texto associa-se a um projeto de pesquisa vinculado ao Núcleo de Estudos sobre Memória e Educação (CLIO) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), cujo objetivo principal é a interpretação do papel do ensino de História no campo da educação moderna, no século XXI. Refletindo sobre os conceitos de modernidade e pós-modernidade,
vinculados à educação escolar, busca-se interpretar o modelo educacional que mantém a mesma estrutura e os mesmos conceitos do início da modernidade. Entendendo a escola como uma construção estratégica da modernidade, objetiva-se analisar as possibilidades transformadoras das práxis do ensino de História. A crítica às práticas de ensino, especificamente de História, associadas à transmissão de informações, estão fundamentadas na Educação Histórica, considerada como estratégia político-metodológica de transformação do ensino escolar dentro das perspectivas contemporâneas.

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Publicado

2021-04-28

Como Citar

da Cunha, J. L. (2021). Educação Histórica e consciência histórica na modernidade no século XXI. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 19(38). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/9988