Educação patrimonial nas escolas de Ensino Fundamental e Médio: a cultura material no bem cultural familiar

Autores

  • Alexandre Pena Matos

Palavras-chave:

educação patrimonial, bem cultural familiar, arqueologia

Resumo

A proposta desta oficina de Educação Patrimonial nas escolas de Ensino Fundamental e Médio é um ensaio para uma nova aplicação didática na temática de arqueologia. Ao utilizarmos o conceito "Bem Cultural Familiar", como sendo qualquer evidência material ou manifestação da cultura resultante da relação entre o indivíduo e sua família, os oficinandos recebem informações basilares sobre arqueologia, entre elas: conteúdo formal, métodos, imagens, vídeos. Na sequência, esses alunos e alunas investigam em sua residência os objetos que são especiais para a sua família, que tenham um significado de transpasse entre gerações, concretizando o objetivo-fim desta atividade: iniciar o aluno na compreensão da evidência da cultura material e dos diferentes modos de analisá-la em seus contextos, papéis, práticas e significados.

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Como Citar

Matos, A. P. (2011). Educação patrimonial nas escolas de Ensino Fundamental e Médio: a cultura material no bem cultural familiar. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 8(16). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/962

Edição

Seção

Dossiê