Mensagens nas garrafas: o prático e o simbólico no consumo de bebidas em Porto Alegre (1875-1930)

Autores

  • Paulo Alexandre da Graça Santos Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

cultura material, consumo, marcas comerciais

Resumo

Este artigo procura explorar o potencial interpretativo apresentado por inscrições e rótulos comerciais de produtos, como: cervejas, refrigerantes e águas minerais, em Porto Alegre, entre 1875 e 1930. Com esse enfoque, procura destacar as mudanças ocorridas no significado social de beber durante o citado período e as diferentes estratégias dos fabricantes na identificação das bebidas, nos tópicos que estão diretamente relacionados com temas, como: consumo de água na cidade, noções de saúde corporal e ideais de progresso e civilidade. Serão trabalhadas as seguintes questões: o que fez com que os consumidores (que anteriormente preferiam o vinho e a água para saciar a sede) passassem a consumir produtos, como cerveja, refrigerante e água mineral? Ou o que fez com que essas bebidas fizessem parte do cotidiano dos novos e emergentes grupos sociais da Porto Alegre do início do século XX?

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Como Citar

Santos, P. A. da G. (2011). Mensagens nas garrafas: o prático e o simbólico no consumo de bebidas em Porto Alegre (1875-1930). MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 8(16). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/957

Edição

Seção

Dossiê