Projeto “educar para emancipar”: gestão da EJA no campo

Autores

  • Carlos Dias
  • Ramofly Bicalho

Resumo

O presente artigo é fruto de pesquisas realizadas em educação no campo, na sua estreita articulação com os movimentos sociais. Ele é parte da dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA), na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), cujo objetivo principal foi identificar as descontinuidades do projeto de educação de jovens e adultos “Educar para Emancipar”, desenvolvido ema parceria entre UFRRJ, MST e Fetag, através do Pronera. Utilizamos, predominantemente, a pesquisa bibliográfica, documental e a percepção das coordenadoras pedagógicas do projeto, por meio de entrevistas compostas porperguntas semiestruturadas. Concluímosque as políticas públicas em educação no campo são utilizadas no processo de compreensão das demandas educacionais defendidas pelos movimentos sociais do campo, num estreito diálogo com a luta pela terra. Nesse sentido, a falta de infraestrutura básica e a gestão financeira ineficiente produzem impactos negativos na execução dos projetos emancipadores.

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Publicado

2018-09-21

Como Citar

Dias, C., & Bicalho, R. (2018). Projeto “educar para emancipar”: gestão da EJA no campo. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 17(33). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/6689