Outros espaços da cidade, outros protagonistas: descentralizando a educação patrimonial

Autores

  • Katani Monteiro Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Ana Paula Santos Almeida

Palavras-chave:

História, patrimônio, cidadania

Resumo

Este artigo analisa uma experiência de educação patrimonial em articulação com o ensino de História desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional do PPG-História da Universidade de Caxias do Sul. O estudo propõe fomentar a discussão do tema da educação patrimonial no ambiente escolar a partir de iniciativas de aproximação entre Academia e comunidades. Deste modo, destacamos o que balizou a concepção do projeto intitulado “Descobrindo o valor das coisas ao meu redor”, desenvolvido em uma escola municipal situada na periferia da cidade de Caxias do Sul, no sentido de evidenciar o protagonismo dos estudantes na identificação e valorização de suas referências culturais. Como prática já consolidada nos Mestrados Profissionais, abordaremos aspectos do “produto” derivado da pesquisa que consiste em um Caderno de Memórias que expõe o percurso do projeto.

 

Downloads

Publicado

2017-12-21

Como Citar

Monteiro, K., & Santos Almeida, A. P. (2017). Outros espaços da cidade, outros protagonistas: descentralizando a educação patrimonial. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 16(32). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/5785