“Fatos mais extraordinários que a desolação de Babilônia”: Escravos, senhores inconformados e o narrador de ‘A Semana’ (1892-1893)

Autores

  • Daniela Silveira Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Machado de Assis, trabalho escravo, pós-abolição

Resumo

A série de crônicas “A Semana” foi publicada aos domingos, na primeira coluna da Gazeta de Notícias. Aparecia sem assinatura, embora fosse do conhecimento de uma parte do público leitor que aqueles textos pertenciam a Machado de Assis. Tinha como função comentar os principais acontecimentos da semana passada e fazia uso intensivo da própria imprensa para executar tal tarefa. A série durou entre 24 de abril de 1892 a 28 de fevereiro de 1897, no entanto, este artigo tem como objetivo analisar apenas os seus dois primeiros anos, momento importante por causa da descoberta da manutenção de algumas pessoas escravizadas, mesmo após a assinatura da Lei Áurea.  

Downloads

Publicado

2017-12-21

Como Citar

Silveira, D. (2017). “Fatos mais extraordinários que a desolação de Babilônia”: Escravos, senhores inconformados e o narrador de ‘A Semana’ (1892-1893). MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 16(32). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/5671