Turismo, fé e identidade luso-brasileira: a festa de Nossa Senhora dos Navegantes de São José do Norte, RS

Autores

  • Alessandra Buriol Farinha UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
  • Fábio Vergara Cerqueira

Palavras-chave:

Turismo. Fé. Festa de Navegantes. Identidade.

Resumo

O presente trabalho tem como objeto a festa de Nossa Senhora de Navegantes de São José do Norte, cidade localizada na península ao sul do Rio Grande do Sul, Brasil. A festa é a mais antiga do Brasil com esta invocação mariana, ocorrendo desde o ano de 1811, sendo assim uma referência religiosa e cultural local. A tradição da festa de Navegantes é uma herança portuguesa, trazidas pelas famílias açorianas que ocuparam a região em meados do século XVIII. O principal objetivo do trabalho é descrever a festa, destacando alguns elementos simbólicos, na perspectiva de um patrimônio imaterial luso-brasileiro, demonstrando similaridades com as festas em honra a Nossa Senhora dos Navegantes que ainda ocorrem em Portugal. O trabalho também objetiva refletir sobre as possibilidades do turismo, neste caso, especificamente o turismo religioso, na valorização histórico-cultural local através da festa de Navegantes, que dá expressão e visibilidade à vila de pescadores ano a ano. O dia 2 de fevereiro, quando se comemora a festa de Navegantes, é a ocasião do ano em que a cidade mais recebe visitantes, motivados principalmente pela devoção, pagando promessas, fazendo pedidos para a Virgem Maria, manifestando sua fé por meio de práticas simbólicas, e diferentes vivências socioculturais, que caracterizam uma data solene e peculiar na memória cultural dos habitantes de São José do Norte e região. Neste estudo, o turismo destaca-se como uma importante atividade que pode contribuir de maneira significativa para a continuidade e vitalidade da festa de Navegantes e sua proteção como um patrimônio cultural, que consolida identidades e a memória social local.

Biografia do Autor

Alessandra Buriol Farinha, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

Professora do Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo da Universidade Federal do Pampa. Doutoranda em Memória Social e Patrimônio Cultural na Universidade Federal de Pelotas.

Downloads

Publicado

2016-12-22

Como Citar

Farinha, A. B., & Cerqueira, F. V. (2016). Turismo, fé e identidade luso-brasileira: a festa de Nossa Senhora dos Navegantes de São José do Norte, RS. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 15(30). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/4658