São Miguel Marangatu: representações da circularidade cultural e humana no contexto das Missões Jesuíticas da Província Paraguaia.

Autores

  • Jacqueline Ahlert Universidade de Passo Fundo

Palavras-chave:

Doutrinas jesuíticas da Província Paraguaia, circularidade cultural, representações de São Miguel Arcanjo.

Resumo

 

As representações escultóricas de São Miguel Arcanjo, provenientes das doutrinas jesuíticas da Província Paraguaia (séc. XVII-XIX), são analisadas neste artigo em suas perspectivas históricas, simbólico-iconográficas e estéticas como representativas dos processos de circularidade cultural e técnica entre os preceitos indígenas e cristão-jesuíticos, bem como, adentrando os processos de remanescência do acervo de cultura material missioneira, como indicativas da circularidade de grupos de indivíduos que conjugaram aspectos da formação social híbrida da América Meridional.

 

 

 

 

Biografia do Autor

Jacqueline Ahlert, Universidade de Passo Fundo

Doutora em História Ibero-Americana pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora do Programa de Pós-graduação em História da Universidade de Passo Fundo. Pesquisadora do Programa de Pesquisas Interdisciplinares da Região Platina Oriental e pesquisadora-responsável pelo Laboratório de Cultura Material e Arqueologia – LACUMA - PPGH-UPF. 

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Publicado

2015-07-03

Como Citar

Ahlert, J. (2015). São Miguel Marangatu: representações da circularidade cultural e humana no contexto das Missões Jesuíticas da Província Paraguaia. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 14(27). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/3289

Edição

Seção

Dossiê