OS VECINOS LUSITANOS NA RESTAURAÇÃO PORTUGUESA: UM ESTUDO DAS REDES SOCIAIS NA BUENOS AIRES SEISCENTISTA

Autores

  • Rodrigo Ceballos

Palavras-chave:

Comerciantes portugueses, Redes sociais, Buenos Aires, Século XVII

Resumo

Neste artigo busca-se analisar a construção de estruturas (in)formais de relações pessoais tecidas por portugueses na cidade-porto da Buenos Aires seiscentista, assim como a expansão de suas redes de poder e vinculações na América portuguesa. O ponto central da análise está nas relações conflituosas entre comerciantes portugueses, seus vecinos e as autoridades espanholas que aparecem em fontes como as Atas do Cabildo,documentos comerciais e particulares. Deseja-se mostrar que se faz necessário o estudo destas famílias de vecinos muitas vezes pobres e marginais se comparadas aos grandes centros comerciais e políticos da América colonial, mas não menos importantes para o estudo das construções dos poderes políticos locais na América colonial.

Biografia do Autor

Rodrigo Ceballos

Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor adjunto da Universidade Federal de Campina Grande - CFP/UFCG.

Downloads

Publicado

2014-06-18

Como Citar

Ceballos, R. (2014). OS VECINOS LUSITANOS NA RESTAURAÇÃO PORTUGUESA: UM ESTUDO DAS REDES SOCIAIS NA BUENOS AIRES SEISCENTISTA. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 13(25). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/2730

Edição

Seção

Dossiê