Interesse em conflito entre a prática ea legalidade. O exercício do poder político em Santa Fe (século XVIII).

Autores

  • María Celeste Forconi Universidad Nacional de Rosario

Palavras-chave:

Rede família, poder político, capítulo de Santa Fé, século XVIII.

Resumo

O objetivo deste artigo é pôr em jogo na construção da rede familiar do Martínez del Monje, uma família notável da cidade de Santa Fé no século XVIII, como apoio para o acesso ao poder político local. A presença no capítulo deste grupo nos primeiros cinquenta anos no século XVIII, testifica as práticas mais comuns de fazer política nestas latitudes. A trajetória dessa família na administração  local, permite mostrar as práticas políticas, sociais e institucionais na construção do poder político, colocando o foco em situações de conflito. Assim, podemos ver o processo de configuração e reconfiguração constante dessas relações e como o fluxo de trocas nas redes que foram ganhando força e extensão.  Também, analisar a composição dos grupos de poder no tecido de suas relações, acúmulo de prestígio e retenção, dentro do governo local, das áreas mais importantes do poder como os posiçoes jurisdicionais.

Biografia do Autor

María Celeste Forconi, Universidad Nacional de Rosario

Adscripta graduada de la cátedra de America II en la Carrera de Historia de la Facultad de Humanidades y Artes, Universiad Nacional de Rosario.

Downloads

Publicado

2014-06-18

Como Citar

Forconi, M. C. (2014). Interesse em conflito entre a prática ea legalidade. O exercício do poder político em Santa Fe (século XVIII). MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 13(25). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/2470

Edição

Seção

Dossiê