O ensino de História em cursos preparatórios para o ensino superior

Autores

  • Giovanna Santana
  • Elison Antonio Paim
  • Jéssica Lícia da Assumpção

Resumo

Neste artigo abordamos as relações de produção de conhecimentos histórico educacionais por meio das narrativas de professores de cursinhos pré-vestibulares, sendo os assuntos abordados o conteúdo curricular ou temático dos cursinhos, as estratégias dos professores em sala de aula e sua relação com o ensino de História. Na realização das entrevistas utilizamos roteiros semiestruturados, com análises orientadas pelos conceitos de autonomia de Paulo Freire (1996), cultura da avaliação de Vera Candau (2020) combinados ao conceito de experiência em E. P. Thompson (2001). Como considerações, destacamos que a conquista de autonomia nos processos pedagógicos em cursinho pré-vestibulares se constrói na relação com as experiências dos sujeitos, profissionais e estudantes, que atuaram em cada espaço educativo.

Downloads

Publicado

2024-04-10

Como Citar

Santana, G., Antonio Paim, E., & Lícia da Assumpção, J. (2024). O ensino de História em cursos preparatórios para o ensino superior. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 22(43). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11585