Que docentes são possíveis para os espaços escolares? Reflexões propositivas sobre o ensino de História e o uso de mídias digitais

Autores

  • Roberto Radünz Universidade de Caxias do Sul e Universidade de Santa Cruz do Sul

Palavras-chave:

Ensino de História. Letramento histórico-digital. Rede Social.

Resumo

O texto busca trazer reflexões sobre o fazer docente no século 21, trabalhando com a perspectiva das pressões variadas sobre a profissão, sobretudo quando relacionadas ao uso do ciberespaço para suas atuações no espaço escolar. O trabalho parte da relação docência, História Pública e de sua importância, revelando como o ambiente escolar é essencial para que haja letramentos para adolescentes, jovens e adultos em formação. Em sua última parte, aponta-se proposições já experimentadas sobre o projeto de produção de conteúdo histórico em redes sociais na formação de professores.

Biografia do Autor

Roberto Radünz, Universidade de Caxias do Sul e Universidade de Santa Cruz do Sul

Professor e pesquisador das Universidade de Caxias do Sul - UCS e da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC.

Publicado

2025-01-24

Como Citar

Radünz, R. (2025). Que docentes são possíveis para os espaços escolares? Reflexões propositivas sobre o ensino de História e o uso de mídias digitais. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 22(44). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11462

Edição

Seção

Dossiê