O ENSINO DE HISTÓRIA PELOS “OLHARES DE LORI FIGUEIRÓ – Desde o Chão do Jequitinhonha”

Autores

Palavras-chave:

Ensino de História, Lori Figueiró, Vale do Jequitinhonha

Resumo

Este artigo apresenta reflexões em torno de uma ação de extensão cujo objeto foi a curadoria de uma exposição de fotografias do artista diamantinense Lori Figueiró denominada “OLHARES DE LORI FIGUEIRÓ – Desde o Chão do Jequitinhonha”. A montagem e mediação da exposição promoveram o reconhecimento da pluralidade de histórias, trajetórias, saberes e modos de vida do Vale do Jequitinhonha, bem como possibilitaram outras formas de ver e compreender o chamado Nordeste mineiro. A exposição é um trabalho fronteiriço que contribui para a educação das sensibilidades e o Ensino de História, campo de pesquisa que tem fomentado discussões, práticas e espaços para a consolidação de uma educação plural, transgressora, acolhedora e significativa a partir do intercâmbio de experiências na formação docente.

Biografia do Autor

Guilherme Henrique da Silva, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando pela Universidade Federal de Sergipe no Programa de Pós-graduação em Educação.

Elizabeth Aparecida Duque Seabra, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Professora do curso de Licenciatura em História na Faculdade Interdisciplinar em Humanidades. Tem experiência na área de História, com ênfase no Ensino de História, formação de professores e museus.

Publicado

2025-01-24

Como Citar

Silva, G. H. da, & Duque Seabra, E. A. (2025). O ENSINO DE HISTÓRIA PELOS “OLHARES DE LORI FIGUEIRÓ – Desde o Chão do Jequitinhonha”. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 22(44). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11398

Edição

Seção

Artigos