História Antiga e o processo de ensino: experiência metodológica em sala de aula

Autores

  • Kety Carla De March Universidade Estadual do Paraná
  • Maria Gisele Vargas Batista Secretaria de Estado da Educação do Paraná - SEED

Palavras-chave:

História Antiga, Metodologias de Ensino, Interdisciplinaridade.

Resumo

Para superar a dicotomia entre academia e escola é necessário problematizar o sentido do fazer historiográfico e a relação entre teorias da história e prática de ensino. Importa compreender as narrativas que geram conhecimento sobre o passado que superem a desconexão em relação à realidade dos estudantes para que estes compreendam o passado e desenvolvam a consciência histórica capaz relacionar o passado e o tempo em que vivemos, possibilitando o desenvolvimento de criticidade. Nesse sentido, propomos uma leitura prática e lúdica aplicada ao ensino de História Antiga, com o objetivo de tornar mais acessível a reflexão sobre o fazer historiográfico e suas interfaces: interdisciplinaridade, fonte histórica e interpretação do historiador.

Biografia do Autor

Kety Carla De March, Universidade Estadual do Paraná

Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Professora do Colegiado de História da Universidade Estadual do Paraná, Campus Paranaguá.

Maria Gisele Vargas Batista, Secretaria de Estado da Educação do Paraná - SEED

Mestre em História pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO. Professora do Colégio Estadual Profº Mário Evaldo Morski - Pinhão/PR

Publicado

2025-01-24

Como Citar

De March, K. C., & Vargas Batista, M. G. (2025). História Antiga e o processo de ensino: experiência metodológica em sala de aula. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 22(44). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11396

Edição

Seção

Artigos