História Antiga e o processo de ensino: experiência metodológica em sala de aula
Palavras-chave:
História Antiga, Metodologias de Ensino, Interdisciplinaridade.Resumo
Para superar a dicotomia entre academia e escola é necessário problematizar o sentido do fazer historiográfico e a relação entre teorias da história e prática de ensino. Importa compreender as narrativas que geram conhecimento sobre o passado que superem a desconexão em relação à realidade dos estudantes para que estes compreendam o passado e desenvolvam a consciência histórica capaz relacionar o passado e o tempo em que vivemos, possibilitando o desenvolvimento de criticidade. Nesse sentido, propomos uma leitura prática e lúdica aplicada ao ensino de História Antiga, com o objetivo de tornar mais acessível a reflexão sobre o fazer historiográfico e suas interfaces: interdisciplinaridade, fonte histórica e interpretação do historiador.Publicado
2025-01-24
Como Citar
De March, K. C., & Vargas Batista, M. G. (2025). História Antiga e o processo de ensino: experiência metodológica em sala de aula. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 22(44). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11396
Edição
Seção
Artigos