A presença do cinema no Suplemento Literário do jornal Minas Gerais

Autores

  • Valdeci Cunha Professor de História do Ensino Fundamental História da Rede Municipal de Contagem

Palavras-chave:

Suplemento Literário, Cinema, Dispositivo de cultura

Resumo

O artigo tem como objetivo investigar a presença do cinema no Suplemento Literário do jornal Minas Gerais a partir da sugestão da sua importância como um “agente da história”, segundo a formulação do historiador francês Marc Ferro. Por ter uma grande distribuição, o caderno teria se prestado a ser um dos principais canais de divulgação cultural ligados ao poder público. Ao termos em vista a sua estrutura, circulação e capilaridade, sustentamos que o Suplemento Literário teria funcionado como um dispositivo de cultura que abrangeu várias áreas do conhecimento, para além da literatura, sendo uma delas a produção cinematográfica nacional e mundial.

Biografia do Autor

Valdeci Cunha, Professor de História do Ensino Fundamental História da Rede Municipal de Contagem

Doutor em História Social da Cultura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2019), pela linha de pesquisa História Social da Cultura, sob a orientação da professora Regina Helena Alves da Silva. Mestre em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012), pela linha de pesquisa História e Culturas Políticas, sob orientação da Profa. Dra. Kátia Gerab Baggio. Licenciado em História, pela mesma instituição (2008). Bolsista de iniciação à pesquisa (Cnpq) pelo projeto Coleção Brasiliana: leituras e narrativas da nação (1931-41). Atualmente, é professor de História da Rede Municipal de Contagem (Educação Fundamental).

Publicado

2025-01-24

Como Citar

Cunha, V. (2025). A presença do cinema no Suplemento Literário do jornal Minas Gerais. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 22(44). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11386

Edição

Seção

Artigos