O ENSINO DA HISTÓRIA DA ARTE A PARTIR DE GOMBRICH E A INVISIBILIDADE FEMININA DEIXADA SOB ESSE LEGADO

Autores

Palavras-chave:

História da Arte. Mulheres artistas. E.G. Gombrich.

Resumo

Este texto aponta reflexões sobre o ensino da arte e a ausência de mulheres artistas no conjunto da obra A história da arte, de Ernst Hans Gombrich, livro de referência para a história da arte ocidental. Após a análise, constatou-se a citação de uma única mulher artista em toda a obra e então, buscou-se entender as razões para essa citação única, como o apagamento da presença feminina na arte em uma obra literária reeditada quinze vezes em cinquenta anos, atingindo setecentas páginas nas últimas edições e a ponto de ser considerada pela crítica como a “bíblia” da história da arte. 

Biografia do Autor

Silvana Boone, Universidade de Caxias do Sul

Professora da Universidade de Caxias do Sul.

Doutora em Artes Visuais-História, Teoria e Crítica-IAUFRGS, Mestre em Comunicação e Semiótica PUCSP, pesquisadora, curadora e crítica de arte.

Cláudio da Costa, Universidade de Caxias do Sul

Mestre e Licenciado em História(UCS). Atualmente é acadêmico de Licenciatura em Artes Visuais (UCS) e bolsista PIBIC-CNPq 2022/23.

Publicado

2025-01-24

Como Citar

Boone, S., & da Costa, C. (2025). O ENSINO DA HISTÓRIA DA ARTE A PARTIR DE GOMBRICH E A INVISIBILIDADE FEMININA DEIXADA SOB ESSE LEGADO. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 22(44). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11331

Edição

Seção

Dossiê