Dimensões da escravidão na África: a Baía de Biafra em perspectiva

Autores

  • Nielson Rosa Bezerra Universidade Estadual do Maranhão

Palavras-chave:

África, Escravidão, Baía de Biafra, Transformações

Resumo

O presente trabalho debate a escravidão na África através de uma perspectiva das transformações sociais e econômicas ocorridas na Baía de Biafra durante o período de expansão do comércio atlântico de escravos na segunda metade do século XVIII. Embora a Baía de Biafra ainda seja uma região pouco trabalhada por pesquisadores brasileiros, essa região foi a terceira mais importante fonte de escravos para as Américas, o que torna essa abordagem uma importante contribuição para um melhor entendimento da história de ambos os lados do Atlântico.

Biografia do Autor

Nielson Rosa Bezerra, Universidade Estadual do Maranhão

Nielson Rosa Bezerra é Pos Doutor em História pela University of the West Indies, Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professor visitante da Universidade Estadual do Maranhão, Diretor de Pesquisa do Centro de Referência Patrimonial e Histórica de Duque de Caxias, RJ e Associate Researcher do The Harriet Tubman Institute, York University, Toronto, Canada. Recentemente organizou a coletânea “Escravidão Africana no Recôncavo da Guanabara, séculos XVII-XIX” (EdUFF, 2011) em parceria com Mariza Soares. Também é autor de “As chaves da Liberdade: confluências da escravidão no Recôncavo do Rio de Janeiro, 1833-1888” (EdUFF, 2008) e “Escravidão, Farinha e Comércio no Recôncavo do Rio de Janeiro, século XIX” (APPH-CLIO, 2011).

Downloads

Publicado

2012-10-02

Como Citar

Bezerra, N. R. (2012). Dimensões da escravidão na África: a Baía de Biafra em perspectiva. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 10(19). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1071

Edição

Seção

Dossiê