A educação musical nas “biografias” dos heróis e nas biografias dos grandes homens públicos: evidências dos discursos sociais favoráveis e contrários ao ensino musical na formação do cidadão
Palavras-chave:
biografia, mitologia, Grécia antiga, educação musicalResumo
O presente artigo tem como objetivo avaliar a relevância da educação musical na Grécia antiga, baseando-se no estudo comparado das biografias de grandes homens públicos gregos e das “biografias” de heróis, voltando o olhar para a fase juvenil desses políticos e heróis, quando freqüentavam os professores de música. A relação entre mito e narrativa histórica constitui uma forma particular de se apropriar do estudo biográfico, na medida em que as vidas paradigmáticas dos heróis e as vidas exemplares (ou repreensíveis) dos homens públicos funcionam como um modelo para a discussão, voltada aos filhos dos cidadãos comuns, sobre os méritos do ensino musical, trazendo à tona a discussão travada entre aqueles que defendiam essa instituição e aqueles que a julgavam negativa. Ao longo do artigo, percorre-se a argumentação filosófica (Pitágoras, Platão, Aristóteles e Aristóxenes), as narrativas biográficas de homens públicos proeminentes (Temístocles, Címon, Alcibíades, Nícias e Alexandre) e narrativas mitológicas literárias e iconográficas (Aquiles, Héracles, Íficles, Paris, Anfião e Zetos).